Filtro Solar

Capa do cd Filtro Solar- Palavras para dançar
button mercado livre.png

Filtro Solar- Palavras Para Dançar é um álbum lançado pela Sony Music no final de 2002, com vários artistas declamando poesias, com músicas entremeadas. O projeto foi concebido através da tradução e adaptação do texto Everybody's Free (To Wear Sunscreen), publicado por Mary Schmidt no jornal Chicago Tribune, uma mensagem de esperança e reflexão que ela quis transmitir inspirada por sua transformação após passar por um câncer de pele.

O diretor Baz Luhrman então quis transformar isso em algo maior, e recrutou o famoso ator Michael Douglas para recitar o texto, e foi feito um remix onde foi incluída a canção Everybody's Free (To Feel Good), popularmente conhecida pela versão da cantora Rozalla, muito tocada nos anos 90, e revisitada no filme Romeu e Julieta, de Baz Luhrman, cantada acapella (acapella: sem acompanhamento de instrumentos) em uma cena do filme, pelo então adolescente Quindon Tarver. Essa foi a versão usada para se fazer a versão que acabou virando um grande hit na internet, sendo muito compartilhada como excelente mensagem de auto ajuda e reflexão.

Pedro Bial então viu o potencial da mensagem e da canção em questão, e resolveu adaptar para o português, e o projeto foi então abraçado pela Sony Music Brasil, sob o comando do diretor artístico Bruno Batista.

Bruno pediu ao produtor britânico Paul Ralphes por uma indicação de cantora para participar da faixa, ao invés de usar a voz de Quindon Tarver. Paul estava produzindo na época o Acústico MTV Cidade Negra, que tinha como vocal de apoio Cidalia Castro e mais duas cantoras que haviam participado com ela da formação após a morte de Tim Maia, da Banda Vitória Régia, e o trabalho das três havia sido conhecido através do especial Tributo a Tim Maia, de 1999, televisionado pelo canal pago Multishow.

Paul pensou imediatamente em indicar Cidalia Castro para Bruno, pois era a cantora que soava mais da maneira como queriam para o projeto, com seu estilo soul/pop e sua voz encorpada. Bruno aprovou a escolha e a chamou no fim de 2002 para gravar a faixa. Ela não o decepcionou, e criou sua interpretação única que marcaria milhões de brasileiros de 2003 em diante. 

A faixa se tornou um dos maiores sucessos de todos os tempos, estando em primeiro lugar nas paradas das principais rádios de todas as grandes capitais do Brasil. Foi também tema do programa Fantástico (Rede Globo) no último dia de 2002, com um videoclipe que ilustrava bem a mensagem narrada por Bial.

A mensagem é utilizada frequentemente até os dias de hoje, em comemorações, colações de grau, casamentos, aniversários e finais de ano, e em postagens inspiradoras, seja como citação ou através da postagem do vídeo ou áudio.

Como os créditos só aparecem dentro do CD Filtro Solar, e seu nome não foi usado na divulgação da faixa, poucas pessoas souberam que Cidalia Castro é a dona da famosa voz do Filtro Solar. Algumas chegaram (e chegam até hoje) a duvidar, fazendo com que ela publicasse no YouTube um vídeo dela afirmando ser dona da voz contida na faixa, além de cantar um trecho acapella para reforçar e mostrando o encarte com seu nome, para esclarecer de uma vez por todas a dúvida.

 

 

A seguir, o vídeo finalmente em seu canal oficial do YouTube falando sobre sua participação,um pouco da história do single e com a própria música: 

Aqui, o vídeo de Cidalia Castro esclarecendo a polêmica em torno do assunto:

E aqui, uma imagem do encarte do CD.

FILTRO SOLAR001.png

O CD ainda é vendido em alguns sites como o Mercado Livre.

e Submarino

Abaixo, um scan da resenha original de lançamento escrita por Pedro Bial

Filtro Solar Resenha P Bial 1.jpg
Filtro Solar resenha P Bial 2.jpg